Inscrições

FAÇA SUA PRÉ-MATRÍCULA
Somente quem fez a
Chamada Escolar

Período: 11/02/2020 a 14/02/2020

Clique aqui

FAÇA SUA PRÉ-MATRÍCULA
Para os que não realizaram a
Chamada Escolar

Período: 18/02/2020 a 21/02/2020

Clique aqui

CONSULTAR
PRÉ-MATRÍCULA

Consulte aqui a pré-matrícula

Clique aqui

CANCELAR
PRÉ-MATRÍCULA

Cancele aqui sua pré-matrícula

Clique aqui

Calendário

Pré-matrícula para os que realizaram a chamada escolar 2018

Pré-matrícula (Ensino Médio, EJA Médio 1ª e 2ª Etapa)
De 07 de Janeiro de 2019 até 09 de Janeiro de 2019

Matrícula na unidade escolar pretendida

Ensino Médio, EJA Médio 1ª e 2ª Etapa
De 08 de Janeiro de 2019 Até 10 de Janeiro de 2018

Pré-matrícula para os que realizaram a chamada escolar 2018

Educação infantil, Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, EJA 1ªe 2ª, 3ª e 4ª Etapa
De 16 de Janeiro de 2019 até 18 de Janeiro de 2019

Matrícula na unidade escolar pretendida

Educação infantil, Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, EJA 1ªe 2ª, 3ª e 4ª Etapa
De 21 de Janeiro de 2019 Até 23 de Janeiro de 2019

Pré-matrícula para os que não realizaram a chamada escolar 2018, não realizaram pré-matrícula ou não efetivaram a matrícula

Pré-matrícula (Ensino Médio, EJA Médio 1ª e 2ª Etapa)
De 28 de Janeiro de 2019 até 30 de Janeiro de 2019

Matrícula na unidade escolar pretendida

Ensino Médio, EJA Médio 1ª e 2ª Etapa
De 29 de Janeiro de 2019 Até 31 de Janeiro de 2018

Pré-matrícula para os que não realizaram a chamada escolar 2018, não realizaram pré-matrícula ou não efetivaram a matrícula

Educação infantil, Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, EJA 1ªe 2ª, 3ª e 4ª Etapa
De 05 de Fevereiro de 2019 até 07 de Fevereiro de 2019

Matrícula na unidade escolar pretendida

Educação infantil, Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, EJA 1ªe 2ª, 3ª e 4ª Etapa
De 05 de Fevereiro de 2019 Até 08 de Fevereiro de 2019

Fale Conosco

Tire suas dúvidas

Antes de entrar em contato conosco, cretifique-se de sua dúvida já não está respondida na lista de questões frequentes.

1 – O que é a Chamada Escolar?

A Chamada Escolar é uma medida legal prevista no Art. 208 e §3º e Art. 211 da Constituição Federal, no Art. 283 do § 3º, da Constituição do Estado do Amapá e na Lei nº 9394/96 e, tem como objetivo recensear a população escolarizável que pleiteia ingressar nas redes públicas Estadual e Municipal do Estado do Amapá no período letivo de 2020.

2 – Como as Secretarias Municipais e Estadual organizaram a Chamada Escolar 2020?

Da seguinte forma: 1ª Etapa: CHAMADA ESCOLAR - de 21/10 a 10/11/19 SOMENTE para os Anos/Séries/Etapas de Entrada da Educação Básica (1º e 2º Períodos da Educação Infantil; 1º e 6º Ano do Ensino Fundamental Regular; 1ª Série do Ensino Médio Regular, 1ª e 3ª Etapas do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 1ª Etapa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos) 2ª Etapa: RECENSEAMENTO ESCOLAR - de 18 a 24/11/19 SOMENTE para os Anos/Séries/Etapas Intermediárias da Educação Básica (2º, 3º, 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 2ª e 4ª etapas/fases da EJA Fundamental e 2ª Etapa EJA Médio) As inscrições para as duas etapas são feitas no site www.escolapublica.ap.gov.br SOMENTE nas datas acima citadas

3 – Eu escolho ESCOLA no Recenseamento Escolar?

Não. O interessado escolhe somente o Ano/Série/Etapa/Fase que pretende estudar em 2020, bem como o bairro onde gostaria de estudar.

4 - Quem deve fazer o Recenseamento Escolar?

Deve fazer o Recenseamento Escolar os estudantes que desejam trocar de escola, ou que cancelaram ou abandonaram a escola e desejam voltar a estudar em uma das séries/anos/etapas intermediárias da Educação Básica.

5 – Quem NÃO deve fazer o Recenseamento Escolar?

Não deve fazer o Recenseamento Escolar todos aqueles que já estão estudando nas redes estadual e municipal e continuarão na mesma escola em 2020. Estes farão a rematrícula na escola onde já estudam, no período informado por cada escola.

6 - A Secretaria de Estado da Educação e as Secretarias Municipais de Educação auxiliarão os estudantes e/ou responsáveis no preenchimento do formulário do Recenseamento Escolar?

Sim, : - As unidades escolares estaduais e municipais localizadas na zona urbana dos municípios, deverão oferecer meios para os pais/responsáveis que tiverem dificuldades de acesso à internet, bem como disponibilizar computadores e apoiadores para viabilizar a realização da inscrição online do Recenseamento Escolar - As escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos municípios fornecerão e auxiliarão a comunidade no preenchimento do FORMULÁRIO IMPRESSO para viabilizar a realização da inscrição da Chamada Escolar, onde não houver acesso à internet - No Super Fácil Educação (dentro da SEED) - Em Santana, no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e na Universidade Aberta do Brasil - Em todas as Secretarias Municipais de Educação dos municípios do Estado do Amapá

7 – Qual a vantagem de realizar o Recenseamento Escolar?

Realizando o Recenseamento Escolar o candidato terá mais chances de garantir a vaga na escola de sua preferência, pois no período da Pré-matrícula, ao acessar o site, os seus dados já constarão e o candidato escolherá a escola onde pretende estudar com mais rapidez do que aquele candidato que não realizou essa inscrição.

8 - O Recenseamento Escolar garantem uma vaga?

O Recenseamento Escolar, por si só, NÃO garante a vaga, mas agiliza o procedimento para a escolha da escola no período da Pré-Matrícula/Matrícula.

9 - Como ocorre o Recenseamento Escolar 2020?

O Recenseamento Escolar ocorrerá de duas formas: a) VIA INTERNET, para os interessados em estudar nas escolas públicas localizadas na zona urbana e rural que tiver internet disponível dos municípios através do preenchimento de formulário online acessando www.escolapublica.ap.gov.br. b) POR MEIO DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO IMPRESSO, somente aos interessados em estudar nas escolas públicas localizadas na zona rural dos Municípios onde não há acesso à internet.

10 – Quais os documentos e dados que devem ser informados para fazer o Recenseamento Escolar?

Para o preenchimento do formulário do Recenseamento Escolar (online ou presencial) serão obrigatórios os seguintes documentos e dados: a) Do Estudante: Certidão de Nascimento, CPF, Carteira do SUS e, quando maior de idade, e-mail; b) Do Responsável: RG, CPF, Comprovante de Residência e e-mail.

11 - Caso o candidato não tenha toda a documentação o que deverá fazer?

Deverá providenciar a documentação completa obrigatória para fazer o preenchimento do formulário online.

12 - A falta da documentação completa e dos dados exigidos impedirá a realização da inscrição?

Sim. Alguns campos são de preenchimento obrigatório.

13 - Se o candidato ou responsável não fizer o Recenseamento Escolar poderá concorrer à matrícula?

Sim, mas terá que fazer primeiro todo o seu cadastro no site durante o período da Pré-Matrícula, antes de escolher a escola em que pretende estudar.

14 - Qual a importância de imprimir, salvar ou anotar as informações geradas pelo comprovante do Recenseamento Escolar?

No comprovante do Recenseamento Escolar o candidato terá acesso às informações e orientações necessárias da sua inscrição/cadastro no Sistema para quando chegar o período de pré-matrícula pleitear com mais facilidade e prioridade na escolha da Escola onde pretende estudar.

15 – Como o candidato terá acesso ao comprovante do Recenseamento Escolar?

Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios da página do Recenseamento Escolar, o candidato terá acesso ao seu comprovante, que também será enviado ao e-mail válido informado no momento da inscrição, podendo imprimi-lo, fazer print pelo celular, salvá-lo ou anotar as informações referentes ao seu cadastro.

16 - Se o comprovante do Recenseamento Escolar não chegar na caixa de entrada do seu Correio Eletrônico (e-mail), o que fazer?

Caso isso aconteça, verifique a caixa de spam ou lixeira do e-mail válido informado na inscrição.

17 – O número da inscrição é obrigatório na hora de fazer a Pré-Matrícula 2020?

Não. Será obrigatório apenas que informe o número do CPF do candidato pra acessar os dados.

18 – Finalizou o Recenseamento e havia dados errados, o que fazer?

Precisa acessar o mesmo site no período de 18 a 24/11/19, com o número da inscrição e do CPF do candidato, cancelar a inscrição e fazer novamente a inscrição, editando os dados que estavam errados. O cancelamento online será SOMENTE no mesmo período do Recenseamento Escolar: 18 a 24/11/19.

19 – Não salvou o número da inscrição e deseja corrigir/alterar/cancelar a inscrição do Recenseamento Escolar ou da Chamada Escolar 2020. O que devo fazer?

Procure o Super Fácil Educação localizado dentro da Unidade Admistrativa da Secretaria de Estado da Educação (Av. FAB, 0096, Centro, Macapá) que você será atendido. Mas ATENÇÃO: Somente no período de 18 a 22/11/19, no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta, haverá atendimento no Superfácil Educação.

20 - Após realizar o Recenseamento Escolar o candidato poderá fazer alteração de bairro ou cancelar a sua inscrição?

Sim, pela internet na página www.escolapublica.ap.gov.br, mas somente durante o período de 18 a 24/11/19 que é o mesmo período do Recenseamento. ATENÇÃO: Quem realizou a inscrição na Chamada Escolar 2020 ( de 21/10 a 10/11/19) e escolheu o ano/série/etapa errada da que pretende cursar em 2020, deve acessar o mesmo site, cancelar a sua Chamada Escolar e refazer para a série/ano/etapa correta.

21 – Em acaso de outras dúvidas onde você deve recorrer?

Procure ajuda nas Secretarias Municipais de Educação e na Secretaria de Estado da Educação, ou através do número (96) 9.9111-8172, Fone e WhatsApp.

SIGEduc | SEED - AP - (96) 3131-2264 - appserver2-sigeduc.s2i1 v20191211_1642